Estudo de Caso - Ux Design: Em meio a pandemia como oferecer serviços de qualificação profissional gratuita a distância?

Helton Silva
5 min readJun 9, 2021

--

Entendendo, a partir do Ux Design, meios de oferecer cursos profissionalizantes para a Cidade de São Paulo. Tornando os conteúdos acessíveis e mesmo com distanciamento social e formando cidadãos para o mercado de trabalho.

O desafio

Com o inicio da pandemia em 2020, serviços de diversas áreas, tanto público quanto privado começaram a passar sérias dificuldades. Com a proibição de aglomerações por prevenção da doença e sem previsão de vacina, aulas, cursos e faculdades pararam sem tempo de volta, ou seja, grande número de pessoas deixaram de se formar devido a restrição.

O objetivo seria criar uma maneira de oferecer o serviço de qualificação profissional, para que o cidadão, de forma on-line, conseguisse se preparar para a retomada da economia em um pós pandemia.

O cenário atual

O país vem passando por uma crise financeira e política e com a chegada da pandemia os números só subiram em relação ao desemprego. Segundo o IBGE, já somam mais de 14,8 milhões pessoas desempregas.

Desde o início da pandemia, algumas instituições de ensino registraram um grande salto nas inscrições de pessoas buscando por qualificações on-line. Em 2020 o Senai registrou mais de 1 milhão de inscrições.

Assim como o aluno procura o estudo, o professor e orientador também busca dar aulas, tornando um ciclo sustentável de geração de renda, ensino, aprendizado e incentivo ao emprego.

Entendendo o negócio

A Fundação Paulistana é uma entidade de administração indireta vinculada a Prefeitura de São Paulo que oferece qualificação profissional gratuita para o município. Com mais de 15 anos de história, é responsável por mais de 100 mil qualificações.

Steakholders

Saber as partes interessadas é fundamental para entender o comportamento do escopo do projeto dentro de sua instituição e seu contexto.

Objetivo do projeto

Seguindo os indicadores anteriores, é destacada a necessidade de criar um serviço não só de qualificação profissional, mas que una a educação profissional, o preparo e o encaminhamento para o mercado de trabalho. Correspondendo também o escopo da instituição.

Personas

Através do desk research do cenário atual e de nossas convicções iniciais, foram criados os seguintes personas:

StoryTelling de João Paulo

João Paulo da Silva, 18 anos, auxiliar administrativo e morador da periferia da Cidade de São Paulo. Todos os dias desempenhava sua atividades no escritório, sempre sentindo uma necessidade de aprimorar suas habilidades.

Um certo dia soube que poderia fazer de maneira gratuita, cursos on-line e com certificação. Por causa disso, conseguiu fazer diversos cursos nas áreas de interesse.

Por causa disso aumentou a qualidade de seu currículo e melhorou seu perfil profissional, até que conseguiu uma promoção dentro do próprio trabalho.

StoryTelling de Maria Aparecida

Maria Aparecida, 30 anos, desempregada e moradora da periferia da Cidade de São Paulo. Todos os dias buscava um novo emprego e sentia a necessidade de melhorar sua qualificação profissional.

Um certo dia soube que poderia fazer de maneira gratuita, cursos presenciais e on-line. Por causa disso, conseguiu fazer diversos cursos nas áreas de interesse. Por causa disso aumentou a qualidade de seu currículo e melhorou seu perfil profissional, até que foi chamada para mais entrevistas de emprego.

Até que finalmente conseguiu um trabalho, podendo atuar com certificado e propriedade.

Analisando o percurso do usuário e conectando com as premissas iniciais descobertas no desk research, podemos identificar os primeiros diagnósticos. Confira abaixo:

Alternativas de solução

A técnica “Como poderíamos…” foi escolhida para auxiliar na reconstrução das oportunidades:

  • Como poderíamos auxiliar a construção do perfil profissional de nossos usuários?
  • Como poderíamos facilitar o acesso a vagas de emprego que a Cidade possuí?
  • Como poríamos oferecer diversas possibilidades de formação profissional com fácil acesso e totalmente gratuito?

Utilizando a Técnica "Impacto X Esforço" podemos começar a priorizar as soluções:

Definindo a solução

Sabendo quais são as soluções e suas prioridades, é iniciada os esboços para o nosso aplicativo.

Para traçar um mapa que contemple as premissas do serviço, foi usado como fundamento norteador a definição do fluxo do usuário e das prioridades de soluções que encontramos acima.

Wireframe de Baixa Fidelidade

A partir da lógica apresentada pelo mapa do aplicativo foi iniciado os primeiros skecthes da interface do app.

Wireframe de Média Fidelidade

O protótipo de média fidelidade mostrou a necessidade de algumas correções de usabilidade, alertando que outro caminho para a sessão de "vagas" deveria ser tomado.

StyleGuide

Após as definições das funcionalidades apresentadas nos estudos de baixa e média fidelidade, chegou o momento de definir a identidade visual que vai dar cara ao nosso projeto.

Seguindo o plano de execução do plano municipal da cidade, o projeto "Rede daOra" prevê a qualificação profissional on-line e gratuita, aconselhamento e dicas para melhora do perfil profissional e incentivo ao emprego e empreendedorismo na cidade.

Protótipo de alta fidelidade

Após os ajustes realizados no Wireframe de média fidelidade, finalmente temos nosso protótipo de alta fidelidade desenvolvido no Figma.

Clique aqui para utilizar o protótipo de alta fidelidade no figma.

Próximos Passos

Com a alta necessidade de qualificação profissional na cidade identificada no percurso do projeto sabemos que este serviço não acaba aqui.

A etapas que estão por vir são identificar touchpoints específicos com nosso usuário final e buscar o aprimoramento das funções da plataforma de maneira intuitiva, empática, curiosa e transparente. Além de aplicar o ux writing para a melhoria da experiência.

--

--

Helton Silva

Visual and Product Designer , Comunicador e Empreendedor Social.